Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil de Santa Maria realizou, na noite de quarta-feira, uma nova reconstituição do acidente que acabou com a morte do porteiro do Colégio Marista Lioni de Deus, conhecido como "Tio Pastel", que aconteceu em julho de 2016. O pedido da perícia foi feito pela defesa e teve o objetivo de refazer a cena do atropelamento, ocorrido na Estrada Adão Comassetto, no Bairro Camobi.
Após roubos e homicídio, região da Vila Belga ganha câmeras de monitoramento
Segundo o advogado Raphael Urbanetto Peres, que atua na defesa do motorista, o acidente aconteceu porque seu cliente, que tem 30 anos, não teria visto o porteiro, que trafegava em uma bicicleta às margens da via, onde não há acostamento. A defesa tenta, agora, reverter a acusação por homicídio doloso (quando há intenção de matar) para culposo (quando não há a intenção de matar).
- O meu cliente não viu a vítima porque não existe iluminação adequada no local. Além disso, também não há acostamento, o que dificulta o trânsito. Foi apontado que ele estava em alta velocidade, o que não é verdade, e vamos aguardar o resultado desta perícia para comprovar isso - comentou o advogado.
Agora, a defesa aguarda o resultado da reconstituição para poder marcar uma nova audiência do caso.
Na noite do acidente, conforme as investigações do delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), teria havido omissão de socorro ao Tio Pastel, já que ele foi encontrado abandonado e ferido. O porteiro chegou a ser encaminhado para atendimento médico no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde permaneceu internado por alguns dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Caminhão tomba e deixa BR-290 bloqueada durante a manhã
Tio Pastel era natural de Agudo, mas há anos morava com a família no Bairro Jardim Berleze, em Santa Maria. Há 21 anos era casado com Norma. Ele também tinha uma filha, Fernanda, e dois netos Pedro Henrique, 3 anos, e Nicole, 1 ano. Por sete anos, trabalhou nas portarias, no estacionamento e no ginásio de esportes do Colégio Marista Santa Maria.